quinta-feira, 28 de julho de 2011

Tipos de Salário

  • Salário mínimo: É a contra prestação mínima devida a todo trabalhador, nacionalmente unificado, capaz de atender suas necessidades básicas, com reajustes periódicos  que lhe preservam poder aquisitivo sendo vedada sua vinculação para qualquer fim;
  • Salário profissional: É o salário fixado como mínimo para determinada profissão, proporcional a extenção e a complexidade do trabalho:
  • Salário normativo: É o piso salárial fixado em sentença normativa proferida em dissídios coletivos pelos tribunais do trabalho;
  • Salário in natura: Recebido em forma de utilidades, como alimentação, habitação, transporte e etc. A CLT permite este tipo de pagamento, embora não possa ser somente em utilidades;
  • Salário família: Benefício pago pela empresa aos empregados que possuam filhos de 0 a 14 anos ou inválidos.
              Comissões

Forma de salário em que o empregado recebe um percentual da atividade desenvolvida.
Quando o pagamento ouver sido estipulado por mês deverá ser efetuado o mais tardar até o 5 dias úteis do mês subsequente.

              Ajuda de custo

Importância paga ao empregado vaisando proporcionar condições para a execução do serviça, tendo característica  de natureza indenisatória e não salarial, seja qual for a importância paga.

             Diárias para viagem

Se o funcionário precisar viajar a trabalho, a empresa pagará a diária, ou seja, um dinheiro para que o empregado possa pagar as despesas necessárias para a execução dos serviços.
Se o empregado não prestar conta e as diárias excederem a 50% do salário, essas despesas integraram em seu salário para efeito de cálculo de férias, 13° salário, INSS e FGTS.

              Gorjetas

  • Facultativas: Remuneração de forma expontanea dada pelo cliente ao empregado.
  • Obrigatória: Remuneração de forma obrigatória cobrada pela empresa como adicional no acerto de contas.
As gorjetas cobradas ou oferecidas expontanemente integram a remuneção do empregado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário